sexta-feira, 4 de janeiro de 2008

ACUPUNTURA

kkkkkkk eu pra variar errei a escrita da ACUPUNTURA né? kkkk me perdoem :)
Bom pesquisando os beneficios da acupuntura achei essa materia da revista CORPO A CORPO - outubro de 1996 vou postar aqui pra que todas possam ler.
Beijos.
Gi.

Ai vai o link de onde tirei a matéria: http://www2.uol.com.br/simbolo/corpoacorpo/1096/matj02.htm

Veja do Que a Acupuntura é Capaz na Luta Contra a Obesidade.

1 O PODER DAS AGULHAS
Embora seja alvo de muitas pesquisas nos maiores centros médicos do mundo, os mecanismos da acupuntura ainda não foram totalmente desvendados. As explicações encontradas até agora, porém, foram suficientes para convencer muitos médicos a apostar no seu poder terapêutico. No Brasil, a técnica chinesa só foi reconhecida como especialidade médica pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) em agosto de 1995. Antes disso, porém, já existiam diversos centros funcionando junto às universidades e hospitais-escola. É o caso do departamento de Medicina Chinesa e Acupuntura da Universidade Federal de São Paulo, onde médicos de várias especialidades aprendem a usar as agulhas contra dores crônicas e reumáticas, cólicas e enxaquecas.A acupuntura existe há 5 mil anos. Consiste na introdução de agulhas muito finas, feitas de aço, prata ou ouro, em certos pontos da pele. São áreas situadas nos chamados meridianos, os canais de circulação das energias yin (negativa) e yang (positiva) pelo corpo. Segundo a medicina chinesa, nosso estado de saúde depende justamente do fluxo dessas energias no nosso corpo.

2 EM BUSCA DO EQUILÍBRIO
De acordo com esse raciocínio, as doenças e disfunções — inclusive a obesidade — se manifestam quando há algum desequilíbrio entre os princípios yin e yang. O desaparecimento dos mal-estares ou doenças, portanto, está diretamente ligado à redistribuição dessas energias pelo organismo. É o que se pretende com a introdução das agulhas em certos pontos da pele escolhidos de acordo com o efeito desejado. A existência dos fluxos de energia e sua influência sobre o corpo é o lado da acupuntura que a ciência ainda não conseguiu explicar. Mas há outros aspectos em que a medicina oriental e a ocidental já concordam. Os pesquisadores confirmaram, por exemplo, que a maioria dos 365 pontos clássicos da acupuntura está localizada em áreas do corpo muito ricas em fibras nervosas.

3 ESPETADA NO CÉREBRO
Quando penetra na pele, a agulha gera nessas fibras um impulso elétrico conduzido pelo sistema nervoso periférico até o cérebro. Esse estímulo atravessa uma região chamada formação reticular (no tronco cerebral), depois passa pelo mesencéfalo e finalmente se distribui por várias áreas do cérebro. Atinge principalmente o hipocampo (centro ligado à memória) e o hipotálamo (região que controla o sistema nervoso central e o sistema hormonal). Os impulsos criados pelas agulhas provocam reações distintas no sistema nervoso, de acordo com a sua intensidade. Mais fortes, estimulam as fibras nervosas do tipo Delta A, que favorecem a liberação de potentes substâncias analgésicas fabricadas pelo próprio organismo, como a endorfina e a encefalina. Mais suaves, atingem as fibras do tipo Delta C e áreas cerebrais que reagem estimulando o ritmo de trabalho de vários órgãos.A esta altura, pode ser que você esteja se perguntando qual é a vantagem da acupuntura sobre os outros métodos de emagrecimento. O maior benefício associado à perda de peso, segundo os acupunturistas, é melhorar a saúde do corpo inteiro. "A acupuntura não trata só do sintoma, mas do todo. Quando o organismo está em harmonia, não guarda substâncias indesejáveis", assegura o médico Wu Tou Kwang, do Centro de Acupuntura e Terapias Alternativas, de São Paulo.

4 NADA DE MILAGRE
Desde já, você precisa saber que o emagrecimento com acupuntura não é nenhum milagre. Além das sessões semanais de espetadelas, o tratamento inclui chás com efeito diurético, exercícios e dieta. Isso mesmo: os acupunturistas indicam uma alimentação farta em cereais, legumes e verduras e pobre em enlatados, gorduras, carnes e produtos industrializados. Também aconselham a não misturar proteínas e carboidratos na mesma refeição. O objetivo é facilitar ao máximo o processo digestivo, desintoxicar o organismo e aumentar a eliminação. Além disso, o dr. Kwang pede às suas clientes que comam porções moderadas. Também recomenda que, se possível, não ultrapassem o limite de 800 calorias diárias para emagrecer mais rápido.No fundo, a proposta da acupuntura para emagrecer é modificar certos hábitos de vida e alimentação. Tudo isso para regular o organismo.

5 DIAGNÓSTICO À MODA CHINESA
A chave do sucesso deste tipo de tratamento é uma avaliação criteriosa das causas do aumento de peso. Por isso a primeira consulta é interinha dedicada ao diagnóstico. Nesse encontro, os especialistas fazem muitas perguntas sobre os hábitos, preocupações e problemas físicos. Também observam a cor e a textura da pele, a língua, o rosto, o hu-mor e a pulsação. "Às vezes basta observar as feições de alguém para obter boas pistas dos motivos que levam ao excesso de peso", observa o acupunturista Cláudio Sidney Lopes, de São Paulo. Ele e seus colegas também não dispensam exames clínicos feitos em bons laboratórios, para afastar a existência de distúrbios mais graves, quando o caso exige. Cláudio é formado em Medicina Tradicional Chinesa e responde pelos cursos de pós-graduação em acupuntura da Universidade Estadual de Ribeirão Preto (UERP).

6 UMA, DUAS, CEM AGULHAS
Na hora de escolher os pontos e definir a quantidade de agulhas, o acupunturista vai considerar cada informação a seu respeito. É por isso que o número de agulhas varia a cada sessão. Se o médico entender que é o fígado que não está trabalhando bem, vai "calibrar" o seu funcionamento com espetadelas nos pontos específicos. Ao mesmo tempo, pode colocar agulhas ou pequenas sementinhas nos pontos das orelhas. Isso estimula a produção de substâncias que diminuem o apetite. Se julgar oportuno, também acrescenta agulhas para contrair a musculatura do estômago e reduzir o tamanho do órgão. Para se ter uma idéia, os acupunturistas podem aplicar de uma até 120 agulhas. "Na minha opinião, quanto menos agulhas, melhor", defende o dr. Kwang.Os primeiros resultados costumam aparecer depois de um mês, o equivalente a quatro sessões. Cada aplicação dura entre 10 a 30 minutos e acontece, no mínimo, uma vez por semana.

7 DISCIPLINA E PACIÊNCIA
A secretária Cláudia Yousef, de São Paulo, conseguiu perder 11 quilos em três meses de tratamento. "Com a ajuda da acupuntura, fiquei menos ansiosa e passei a ter menos fome. Aos poucos parei de beliscar a toda hora e finalmente emagreci. Mas isso não é regra. A paulistana Carla Raduan, por exemplo, desistiu antes de completar o tratamento. Apesar de ficar livre dos resfriados e gripes, ela não perdeu um grama em quatro meses, porém, no ano seguinte, emagreceu 14 quilos. Fazendo um balanço da sua experiência, acredita que a acupuntura a ajudou a mudar seus hábitos alimentares e a controlar melhor a ansiedade, o que teria efeito a longo prazo. A decisão é sua. Mas lembre-se de que, para perder peso com a acupuntura, você vai precisar cultivar a disciplina para cumprir as recomendações do médico e ter um pouquinho de paciência para esperar os resultados. Aliás, essas são condições fundamentais para qualquer dieta dar certo, não é mesmo?

8 FAÇA A ESCOLHA CERTA
Anote as dicas do especialista Júlio Ramos Avelar, do Instituto Huang-Ti, de Santos, para selecionar o seu acupunturista de confiança:
Você tem todo o direito de perguntar ao especialista qual é a formação dele. O bom profissional responderá sem problemas.
Informe-se se o especialista participa de alguma entidade médica ou legalizada de acupunturistas. Você pode telefonar para lá e pedir referências.
Aceitar as indicações de pessoas conhecidas ajuda a encontrar bons profissionais.
Fuja de quem se considera habilitado a praticar acupuntura depois de fazer um curso rápido de fim de semana. É risco na certa.
Observe as condições de higiene do consultório. Confira se os lençóis da cama estão limpos e se as agulhas são personalizadas, isto é, se cada cliente tem o seu estojinho. Não aceite agulhas de uso comum.

4 comentários:

♡♡ CLAUDIA CROCHÊ ♡♡ disse...

Oi Gi e Lyl, adorei a iniciativa das duas, parabéns!!! Tenho certeza que irão conseguir o objetivo de vocês, afinal são pessoas determinadas e corajosas...
Meu apoio moral meninas...
Adoro vocês!!!
:)
Bjsss

Unknown disse...

P A R A B E N S
Meninas Estou Orgulhosa de VCS...
Pela Iniciativa...Deteminação...
Vontade... Estarei aqui torcendo.
Se Bem que jà Acredito, essa guerra, já foi vencida.
Bjssss
com adoçante para as duas
rsssss

nikita disse...

Gostei do que escreveu. Finalmente encontro uma saida.... Vamos ver...
felicidades!!!! :)

Lígia disse...

Olá, tudo bem?
Sou jornalista, estou fazendo uma matéria para a revista AnaMaria, da Ed. Abril, sobre os benefícios da acupuntura para o emagrecimento saudável e gostaria de conversar com um profissional sobre isso...
Será que vocês conseguem me ajudar?

fora isso, também precisarei de personagem para minha matéria, vocês podem indicar algum paciente que tenha perdido peso significativo após equilibrar a vida com acupuntura?

Aguardo resposta de vocês, muito obrigada,

Lígia
http://ligiagmenezes.wordpress.com